Análise das Redes Sociais

As redes sociais são "boxes" (ou caixas) que concentram o principal da vida real de uma maneira simples e fácil de se lidar.
Pensando em mostrar o que há de melhor em cada rede social, criei uma lista comparativa com todos recursos das redes sociais.


Grupos de Amigos
Google Plus: Círculos
Facebook: Listas
Twitter: Listas


Jogos
Google Plus: Games
Facebook: Apps
Twitter: Indisponível


Bate Papo
Google Plus: Google Talk
Facebook: Facebook Messenger
Twitter: Menções (@)

Streaming de música
Google Plus: Google Music (não lançado no Brasil)
Facebook: Ouvir junto (sendo lançado aos poucos)
Twitter: Indisponível

Bate Papo por vídeo
Google Plus: Hangout
Facebook: Skype
Twitter: Twitcam

Perfil
Google Plus: Perfil
Facebook: Timeline
Twitter: Perfil

Atualizações populares
Google Plus: Popular
Facebook: Novidades
Twitter: Descobrir

Páginas
Google Plus: Páginas
Facebook: Fan Pages
Twitter: Indisponível no momento

Amizade
Google Plus: Adicionar em círculos
Facebook: Pedido de amizade
Twitter: Seguir

Nome de usuário
Google Plus: caracteres aleatórios
Facebook: possível alterar o nome de usuário
Twitter: opção única

Limite de caracteres
Google Plus: Ilimitado
Facebook: 60 mil
Twitter: 140

Após mostrar todos os principais recursos, está na hora de analisar qual serviço é melhor!

Grupos de amigos:
Google Plus: Os círculos são uma ótima escolha para dividir seus amigos. Além disso, o arrastar e soltar torna muito mais fácil na hora de separar os amigos em determinados círculos. Além da possibilidade de compartilhar seus círculos!
Facebook: As listas também são boas, porém são difíceis de criar, entender e compartilhar as coisas certas com as pessoas certas.
Twitter:  Fácil de acessar, entender e criar, porém, não há possibilidade de compartilhar separadamente com certas pessoas ou listas, tornando todo seu conteúdo PÚBLICO.
MELHOR: Google Plus
PIOR: Facebook


Jogos
Google Plus: O Google Plus tem uma lista com os jogos mais divertidos e viciantes da internet, além de contar, exclusivamente, com o jogo que conquistou o mundo, Angry Birds. Porém, a rede social conta, por enquanto, com poucos jogos.
Facebook: O Facebook possui uma vasta lista de jogos, porém, alguns destes jogos é de qualidade  duvidosa. Mesmo assim, possui muitos jogos viciantes e EXTRA-DIVERTIDOS.
Twitter: Embora o Twitter seja uma grande rede social, ainda não possui nenhum jogo cadastrado em seus sistemas. O Twitter pode ser usado apenas como login social.
MELHOR: Facebook
PIOR: Twitter


Bate Papo
Google Plus: O Google Plus usa um dos melhores sistemas de bate-papo, o Google Talk. Embora estejamos falando sobre o Google Plus, o Google Talk também é usado em vários de seus sites, como Orkut, Gmail, entre outros.
Facebook: O Facebook Messenger é um sistema de mensagens instantâneas (IM) bom, e que pode ser melhorado para desktop, como uma tentativa de superar o famoso Windows Live Messenger (MSN). Porém o serviço não é bem organizado, tornando desagradável ver quem está online ou offline.
Twitter: O Twitter não possui um mensageiro próprio, porém as pessoas podem usar menções (@nomedeusuário) para um bate-papo público entre os usuários, sem privacidade.
MELHOR: Google Plus
PIOR: Twitter


Streaming de música
Google Plus: Embora não seja oficial, o serviço Google Music pode se integrar ao Google Plus, possibilitando aos usuários ouvirem músicas juntos.
Facebook: Ouvir junto do Facebook está sendo disponibilizado aos poucos, por enquanto o serviço está disponível para apenas alguns usuários dos Estados Unidos.
Twitter: O Twitter não anunciou nada relacionado, por enquanto.
Empate entre Google Plus e Facebook


Bate papo por vídeo
Google Plus: O Google Plus usa o Plug-in de voz e vídeo da Google, o plug-in é melhor do que o Flash para o Bate Papo por voz e vídeo, pois além de ser mais rápido, ainda pode ser usado em qualquer serviço Google que use o Google Talk.
Além disso, o Hangout possibilita interação entre mais que 2 usuários em apenas uma página.
Facebook: O Facebook usa o popular Skype para o bate papo por voz e vídeo. Porém é complicado iniciar uma conversa e convidar mais pessoas para bater-papo junto.
Twitter: Twitcam é um ótimo serviço que possibilita os usuários a iniciarem um bate-papo por vídeo público, onde qualquer usuário pode te ver na câmera. Assim você pode exibir o vídeo para um amigo do Facebook, ou até mesmo sem rede social.
MELHOR: Google Plus
PIOR: Facebook


Perfil
Google Plus: O perfil do Google Plus é simples e minimalista, seguindo um padrão do serviço de pesquisa Google. Porém, o Perfil do Google Plus lembra um pouco o do antigo "Mural" do Facebook.
Facebook: A Timeline do Facebook é uma grande inovação no antigo "Mural" da rede. A possibilidade de usar "capas" estimula a criatividade dos usuários. Além da possibilidade de criar eventos na Linha do Tempo. O usuário também pode adicionar preferências em determinados assuntos.
Twitter: Mesmo sendo minimalista, o perfil exibe o principal do usuários: suas publicações. Além de seguidores, seguidos, favoritos e imagens.
MELHOR: Facebook
Empate Google Plus e Twitter


Atualizações populares
Google Plus: Os posts populares do Google Plus são exibidos de maneira organizada e simples. Exibe apenas os posts Públicos dos usuários, e é fácil de ser acessado
Facebook: O Facebook não possui um "Posts populares públicos", porém exibe no lado direito da página inicial a caixa "Novidades", que mostra o que seus amigos estão fazendo.
Twitter: O Twitter é significado de rebelião, união e... Posts populares. A rede exibe os posts e hashtags mais populares. Além das notícias, vídeos e outros, de uma forma muito bem organizada!
MELHOR: Twitter
PIOR: Facebook


Páginas
Google Plus: O Google Plus possui um dos melhores serviços GRATUITOS em relação a empresas. As páginas no Google Plus são semelhantes aos perfis. Além de separar os seguidores por círculos, podendo compartilhar as coisas certas com pessoas certas. O Google Plus possui também integração ao Google Analytics.
Facebook: O Facebook não fica pra trás em relação a páginas, porém suas Fan Pages são direcionadas, inicialmente, a Fã Clubes e personagens fictícios. O Facebook, porém, possui aplicativos para suas páginas, possibilitando uma melhor personalização.
Twitter: Embora poucos conheçam, o twitter lançou recentemente suas Brand Pages, o serviço não está disponível a todos. O serviço é simples e lembra um pouco as capas em Timelines do Facebook.
Empate Google Plus e Facebook
PIOR: Twitter

Amizade
Google Plus: O "Adicionar" do Google Plus foi uma grande inovação, pois você não precisa confirmar amizade, e não precisa publicar publicamente nada, permitindo que o usuário siga e adicione aos amigos!
Facebook: No Facebook, para tornar-se amigo é necessário que os dois lados concordem, portanto torna-se algo chato de esperar.
Twitter: No Twitter a única opção, mesmo podendo ser alterada, é o "Seguir", onde qualquer pessoa pode receber notificações de outro usuário sem aviso prévio ou que o outro usuário aceite.
MELHOR: Google Plus
Empate Facebook e Twitter


Nome de usuário
Google Plus: Com certeza algo chato, mesmo que possa ser contornado, é a falta de opção do usuário na hora de escolher seu nome de usuário, por exemplo, onde poderia ser plus.google.com/seunome torna-se plus.google.com/114312956711710083473.
Facebook: O Facebook possibilita o usuário a alterar seu nome de usuário, por exemplo, se o link para seu perfil é facebook.com/profile.php?id=10000273931614 pode ser alterado pelo usuário para facebook.com/abcdefg.
Twitter: O Twitter não deixa escolha se você quer nome de usuário personalizado ou caracteres aleatórios, como no Facebook. A escolha de nome é feita imediatamente no momento do cadastro, pois é um dos requisitos padrões na rede. Além disso, facilita o usuário nesta questão.
MELHOR: Twitter
PIOR: Google Plus


Limite de caracteres
Google Plus: Mais uma vez, a rede social da Google vem na frente, a Google pensa que o limite da criatividade é infinito, então, porque não, o limite de caracteres também não deve ser?
Facebook: Os 60 mil caracteres por post do Facebook, como o próprio Facebook publicou, permite o usuário criar um romance em 9 posts.
Twitter: A rede mais limitada quando se trata de caracteres. Este limite, como foi dito aqui, ocorre porque na época de seu desenvolvimento, resolveram que as mensagens teriam o comportamento de SMS, logo teriam 160 caracteres, porém 20 deles ficariam reservados para o nome de usuário de quem enviou a mensagem, logo sobram 140 caracteres para o restante do texto.
MELHOR: Google Plus
PIOR: Twitter


Após a análise, está na hora da pontuação de cada rede, podendo variar de 0* a 10:
*Pontuações 0 serão apenas em serviços indisponíveis na rede

Google Plus
Grupo de amigos: 10
Jogos: 4
Bate Papo: 8
Streaming de música: 0 (não analisado)
Bate Papo por vídeo: 9
Perfil: 4
Atualizações populares: 8
Páginas: 8
Amizade: 10
Nome de usuário: 0 (não disponível)
Limite de caracteres: 9
Total: 60/110


Facebook
Grupo de amigos: 2
Jogos: 8
Bate Papo: 6
Streaming de música: 0 (não analisado)
Bate Papo por vídeo: 4
Perfil: 10
Atualizações populares: 1
Páginas: 8
Amizade: 3
Nome de usuário: 7
Limite de caracteres: 7
Total: 60/110

Twitter
Grupo de amigos: 6
Jogos: 0 (indisponível)
Bate Papo: 3
Streaming de música: 0 (indisponível)
Bate Papo por vídeo: 7
Perfil: 6
Atualizações populares: 10
Páginas: 5
Amizade: 5
Nome de usuário: 10
Limite de caracteres: 2
Total: 54/110

A disputa entre o Google Plus e Facebook está cada vez mais "bombástica", enquanto o twitter se mantem instável.
Você concorda ou discorda de algo? Acha que está faltando algo? Comente!

Veja todos os meus posts clicando aqui!

2 comentários:

Postar um comentário