Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

RenRen: a cópia chinesa do Facebook

(Imagem/Reprodução)


Em um país onde tudo é praticamente bloqueado pelo Governo, não é de se duvidar que ''cópias'' de produtos ou marcas famosas sejam feitas, e com as redes sociais não seria diferente.
O RenRen, o maior site de relacionamentos da China, vem desde 2005, procurando o máximo possível, se manter parecida com o seu concorrente ''ocidental'', o Facebook.
Com mais de 160 milhões de usuários, a ''rede de todos'' (tradução de RenRen) lançou um layout para a rede, que se ''inspira'' (para não se dizer que é uma cópia) muito no site de relacionamentos norte americano, Facebook.
O novo layout conta com características conhecidas como marca visual da sua concorrente, como a timeline, e as capas de perfil.


Fica evidente a ''inspiração'' no Facebook.


RenRen começou sua vida como "Xiaonei" (que significa ''no campus''), e como o Facebook, foi inicialmente popular com estudantes universitários em algumas das melhores escolas em Pequim e Xangai. Se você não levar em consideração o  Sina Weibo (um site semelhante ao Twitter) o RenRen é provavelmente a rede social mais popular entre a juventude urbana da China, estudantes universitários e recém-licenciados.



O caso chamou a atenção até mesmo de um engenheiro que trabalha na área de interface visual do Facebook, Stefan Parker. Em seu perfil na rede social, ele fez um comentário sobre a funcionalidade da página chinesa:


“Ele faz exatamente igual, flutua, tem o equilíbrio igual ao nosso, tudo. Até a questão da barra de rolagem para expandir o perfil quando se carrega um determinado número de assuntos é igual”.

O RenRen, por outro lado, tem algumas funcionalidades que não estão presentes no Facebook.
Uma delas é oferecer a oportunidade de saber quem visitou o seu perfil recentemente, o que para alguns aproxima os amigos, e para outros, afasta. Eles sentem menos vontade de estar visitando seus amigos ou outros perfis, para que não sejam ''pegos'' fazendo isso, e quando  o fazem, deixam alguma mensagem, para que a visita valha a pena.


O Facebook não pode ser visto como um concorrente do RenRen, pois pelo fato da rede social de Mark Zuckerberg ser bloqueada no país, o site chinês leva uma grande vantagem.
 Porém, quando falamos do mundo todo, o RenRen não oferece nenhuma ameaça ao Facebook. Com apenas 34 milhões de usuários ativos, o site de relacionamentos mais famoso da China não oferece nenhuma ameaça aos 955 milhões de usuários ativos do Facebook.

Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar