Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

Orkut: acesso a rede social cai quase 86% em um ano



O Orkut, a rede social da Google que já foi a mais querida na Índia, e também no Brasil,  tem visto o número de seus visitantes diários diminuir cerca de 86% em relação ao ano passado, sugerindo que pode em breve estar em seus últimos suspiros.

O Orkut foi primeira incursão do Google em mídias sociais, sendo que já foi uma das redes sociais mais acessadas na índia e no Brasil. Mas o número de visitantes diários nesses dois países ‘base’ caiu muito  em relação ao mesmo período do ano passado.

A maior parte dos 120 milhões de usuários de internet da Índia, viciados em redes sociais, migraram para a rival Facebook, para a rede profissional LinkedIn e para o micro-blog Twitter. O que também sufoca a existência do Orkut é o Google Plus, a nova tentativa da maior empresa de buscas na Internet para manter os usuários longe do Facebook.



Mas o Google disse que vai continuar a investir no Orkut. "O Orkut tem uma grande base de usuários, principalmente no Brasil e na Índia, e vamos continuar a investir no produto", disse uma porta-voz da Google Índia, além de afirmar que o Orkut e o Google+ são produtos diferentes, e que ambos vão continuar a existir.

A Índia já responde por cerca de 20% dos usuários do Orkut. Nos últimos três anos, o Orkut tem visto a sua posição como principal rede social da Índia caindo sucessivamente. A rede social Facebook tem mais de 52 milhões de visitantes únicos por mês, o LinkedIn com oito milhões e o Orkut cerca de quatro milhões, o Twitter vem em seguida um pouco mais abaixo, com ‘’apenas’’ 3,8 milhões de usuários, de acordo com o Comscore (empresa de dados de pesquisa).

"Claramente, o Google optou por não investir muito tempo, esforço e recursos em Orkut porque todos os seus esforços para o social são agora totalmente focados no Google Plus", disse Adhvith Dhuddu, fundador e CEO da AliveNow, uma mídia social, "Meu palpite é que o Google vai deixar o Orkut ser o que é."

No Brasil, a rede social que antes já foi muito amada pelos brasileiros, hoje tornou-se objeto de ódio entre a maioria, que preferiu migrar para o Facebook, Twitter, ou Google+.

E você? Ainda usa o orkut, ou o trocou por outra rede social?



Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar