Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

Facebook: novas formas de controlar sua privacidade chegam a rede social


Facebook anunciou nessa quarta-feira (12) uma série de mudanças que visam melhorar a usabilidade dos seus controles de privacidade. A rede social redesenhou seu registro de atividades e incluiu um processo de permissões com duas etapas. Além de outras alterações e melhorias na ferramenta de exclusão de fotos e um recurso para aprimorar a educação do usuário no site.




A rede social de Zuckerberg tem oferecido alguns dos controles de privacidade mais robustos da web. Mas por conta da sua grande abrangência, as ferramentas precisam aparecer de forma clara e intuitiva para seus bilhões de usuários. As novidades apresentadas hoje objetivam simplificar o sistema e proporcionar mais controle sobre o conteúdo compartilhado no site. Elas contam com uma linguagem mais simples, menos opções escondidas sob menus e procedimentos mais rápidos para acesso de informações na linha do tempo.
De acordo com o Facebook, as atualizações que irão acontecer ao longo das próximas semanas são:
Registro de Atividade
O Facebook redesenhou a ferramenta de registro de atividade, que foi introduzida juntamente com a linha do tempo no ano passado. Ela é uma seção localizada no perfi que exibe uma visão detalhada de cada ação de um usuário, seja no Facebook ou com aplicativos integrados à rede social. A partir de agora, os filtros são mostrados na coluna esquerda com mais destaque. Assim, os usuários poderão perceber mais claramente a existência dessa funcionalidade. Além disso, novas maneiras de classificar as informações foram adotadas, incluindo uma maneira de ver todas as fotos públicas nas quais o usuário foi marcado. Será mais fácil também apagar ou alterar a configuração de privacidade de uma publicação.
Permissões para Apps
Com as inúmeras opções de aplicativos integrados com o Facebook, o processo de permissão de apps é fundamental para segurança dos usuários. Foram relatados muitos casos de experiências negativas no que diz respeito a aplicativos e segurança da informação. O novo sistema de permissão separa a autorização entre “ler” e “escrever”. Isso significa que a partir de agora, o programa irá perguntar primeiro se pode acessar o perfil público do usuário – lista de amigos, endereço de e-mail ou qualquer outra informação adicional – para, caso seja aceito, enviar outra pergunta sobre permissão para publicar pelo usuário e fazer publicações em seu nome.
Anteriormente o processo era de autenticação única. Entretanto com as mudanças, os usuários podem aceitar que o aplicativo acesse as informações básicas deles e rejeitar o compartilhamento do que está sendo feito dentro do app.
Pedido e Ferramenta de remoção
O novo recurso permite que várias fotos sejam desmarcadas de uma vez e que pedidos de remoção de fotos sejam enviados para os amigos. Assim, caso haja alguma foto não-desejada, o usuário pode sutilmente pedir sua exclusão.
Atalhos de privacidade
Os atalhos criados servem para ajudar os usuários em três aspectos: “Quem pode ver minhas coisas?”, “Quem pode entrar em contato comigo?” e “Como posso impedir que alguém me incomode?”.
São seções na barra de ferramenta superior de fácil acesso que oferecem suporte em algum desses três casos. Anteriormente era preciso navegar por vários menus e seções diferentes para encontrar esse tipo de informação. A nova maneira busca ser menos sobrecarregada pelas configurações de privacidade da rede social.
Educação
O Facebook acrescentou mais informações e contextualizou os produtos para que os usuários se conscientizem sobre o que compartilham. Assim, fica mais fácil se proteger e adotar medidas certas para proteger sua privacidade.
Via: Gisele Goes para TechTudo | Via Insider Facebook

Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar