Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

4G no Brasil.



Desde de a descoberta da telefonia móvel o mundo tem sofrido diversas evoluções, uma delas foi a da internet móvel. E quanto mais se evolui, mais se quer evoluir.

Iniciada em 2006, na Coreia do Sul, A 4G ( LTE ) é uma rede móvel com velocidades 10x mais que a normal, 3G, podendo chegar até 100Mbps. Com ela você é capaz de navegar na internet, assistir filmes, vídeos, seriados e muitas outras coisas, sem precisar baixar em seu smartphone. Podendo realizar videochamadas com imagem mais nítida, e baixar musicas e arquivos por muito menos tempo.

O Brasil é um dos países que acaba de receber a novidade que já estão sendo distribuídas, algumas ainda como teste, pelas operadoras de telefonia móvel e até por credenciadas de algumas empresas de Tv por assinatura, como a Sky por exemplo, segundo o site, a empresa foi a primeira a trazer a 4G para o BrasilAnunciada ainda no mês de Dezembro de 2011, em Janeiro de 2012 a Internet 4G Sky já está disponível no Brasil, mas somente para a cidade de Brasília, que está sendo a cidade ‘teste’ desse novo tipo de tecnologia de conexão a internet.

Como funciona?


Vários aparelhos mandam e recebem diversas frequências através do ar, desde Telefonia móvel à Tv por satélite. Essas frequências são devidamente distribuídas pela Anatel, que depois de muito estudo a Anatel definiu uma frequência de espectro na faixa de pela qual poderia passar o sinal 4G no Brasil: na faixa de 2,5GHz à 2,69GHz, que foi fatiada e distribuída em leilões realizados em Junho de 2012. Essa seria a “Via do LTE”.


Nem todos podem usar!


A 4G, é sem duvida, uma das melhores inovações da tecnologia recente, porém como estamos tratando de um “upgrade”, não poderíamos deixar de atualizar os hadwares. Sim!, da lista dos grandes lançamentos, somente o Motorola Razr HD, o primeiro Smartphone para a faixa de 4G no Brasil, e o Modem Huawei E392, que já estão disponíveis nas lojas Claro.

Além dessas marcas, só a Samsung confirmou um lançamento compatível com o 4G: o Galaxy S3 LTE que estava previsto para dezembro de 2012.

Nokia, LG e Sony dizem estudar possibilidades, mas não têm previsões para lançamentos ainda. As empresas possuem aparelhos compatíveis sendo vendidos em outros países.

A versão do Lumia 900, da Nokia, disponível no mercado americano é compatível com a rede. O design do aparelho, no entanto, é idêntico ao do vendido no Brasil, que não tem 4G. 
Outros dois lançamentos estão previstos para novembro nos EUA.

A LG, por sua vez, oferece oito opções de celulares com acesso 4G aos norte-americanos. Há alternativas mais baratas, com versões antigas do sistema operacional Android.


Nem a turma da maçã escapou !


O problema decorre da faixa de frequência reservada no país para o 4G, que atuará na faixa de 2,5Ghz à 2,69Ghz

A Apple produz três tipos de iPhone 5, dois otimizados para operadoras dos EUA (AT&T e Verizon) e um para o resto do mundo, que funcionam somente em frequências que variam de 850 MHz a 1,9 GHz, fora do espectro utilizado no Brasil.




Não estamos só. Em alguns países europeus, como Espanha, Itália e França, o aparelho da Apple também não será capaz de se conectar à rede 4G, que funciona nesses locais nas faixas de 800 MHz e 2,6 GHz.




Tem novas informações? Poste um comentário !



Fontes: Folha de S.Paulo, Claro4G, Sky4G, Wikipédia.
Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar