Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

Finalmente: Canonical distribui prévia do Ubuntu Phone.

A canonical disponibiliza a prévia do Ubuntu Phone para desenvolvedores.





Mark Shuttlework e o Ubuntu para celulares
Mark Shuttleworth, apresentando o OS.
Na tarde do dia 21 a canonical uma prévia do Ubuntu Phone para desenvolvedores, que poderão testar seus aplicativos. A versão instável do sistema está prevista para ser lançada em meados de outubro, juntamente com a versão 13.04 do OS, mas só veremos a versão final do produto com o Ubuntu 14.04. Mark Shuttleworth diz que a próxima versão LTS será apenas um arquivo, mas que será possível fazer a instalação em computadores, celulares, tablets e televisões.

Quem pode usar?


Galaxy SIII rodando o Ubuntu para celulares
Samsung SIII com Ubuntu Phone,
compilado por: Thunderstorm.
Apesar de ser um OS livre e a novidade ter chamar bastante atenção dos desenvolvedores, somente os que possuem a linha Nexus poderão usufruir dessa novidade. Porém ainda assim os que possuem o Galaxy Nexus ( Galaxy X ) só poderão usar a linha GSM. Existe também um desenvolvedor  chamado Thunderstorm do fórum Rootzwiki que compilou o código fonte para o Samsung Galaxy SIII e agora você já pode fazer a instalação nesse aparelho também. O método de instalação oficial não funciona para esse aparelho, então você terá que seguir o tutorial postado no Rootzwiki.


Como assim sem 3G?


Desenvolvedores que quiserem desenvolver para as versões 3G do aparelho terão que espera um pouquinho, pois o conectividade do aparelho funciona apenas por Wifi,  o 3G ainda não funciona. Se por algum motivo você tiver o modelo CDMA ou LTE, terá que recorrer a comunidade para poder utilizar a prévia com tudo o que ela oferece.

Falhas do Sistema


O site Ubuntu-br-sc diz: 
Ligação para o Galaxy Nexus
Ubuntu Phone sendo testado
pela equipe do Ubuntu-BR-SC.

"Antes mesmo de ser considerado uma prévia para desenvolvedores, ele deve ser considerado uma versão pré-alpha, pois muita coisa não funciona ainda. Os aplicativos funcionais no momento são:

Galeria;
Câmera;
Telefone, com discador, SMS e lista de contatos;
Navegador, com muitos bugs;
Tocador de áudio e vídeo;
Bloco de notas.

Ubuntu Phone,
Também existem aplicativos que são apenas links para suas interfaces web, como o GMail, Twitter, Ubuntu One e Facebook. Há problemas no gerenciamento da memória, após alguns minutos de uso, o aparelho começa a ficar lento, sendo necessário reiniciar o mesmo.
Todos esses são bugs reportados e que a Canonical está trabalhando para consertar. Lembre-se:este é um projeto que ainda está engatinhando. Apesar de tudo isso, é interessante notar como a performance é excelente para um projeto ainda tão novo.
Ubuntu para celulares atraiu a atenção de muita gente, inclusive grandes operadoras norte americanas e algumas OEMs. Se a empresa jogar as cartas certas, ele tem tudo para se tornar um sucesso e ajudar o Ubuntu nos desktops a crescer também. Não será fácil, mas é algo possível. O interessante é que qualquer desenvolvedor Android que leva seu trabalho a sério, já desenvolve usando o Ubuntu, por ser a plataforma recomendada. A cereja no topo do bolo é que aplicativos desenvolvidos para a plataforma são universais, e irão rodar no seu computador, celular, tablet e até na sua televisão."

Fonte: Ubuntu-br-sc, Google.
Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar