Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

Google quer que Chrome OS vire o Android dos PCs

(Fonte da Imagem: Reprodução/GoogleDiscovery)


Android é o sistema operacional móvel mais usado no mundo, com uma alta quantidade de dispositivos rodando suas variadas versões, estando presente em smartphones e tablets, entre outros aparelhos (em breve em relógios, geladeiras e outros).
E, se depender do chefe de operações financeiras da Google, o Chrome OS deve seguir o mesmo caminho. Perguntado em uma coletiva de imprensa sobre o sistema operacional, que começa a aparecer cada vez mais em laptops, Patrick Pichette respondeu afirmativamente que a ideia é seguir a trilha de sucesso do Android.


Chromebook Pixel com tecnologia de ponta lançado pela
Google

As diversas críticas feitas ao Chrome OS, por ser um sistema quase que totalmente nas nuvens, são as mais presentes na hora de se comentar sobre o assunto:

 ''A Google lançou uma máquina de escrever com tela touch. Um computador onde só posso editar arquivos,e navegar na web é um pouco inútil para mim'' disse um Usuário da Web sobre o lançamento do Chromebook Pixel.




Porém, não devemos ver o sistema como ''algo que nasceu morto'', pois no futuro, com o avanço nas tecnologias, e nas conexões de internet (móvel e 'fixa'), carregar discos rígidos não será visto com bons olhos, ou até mesmo como a melhor solução na hora de armazenar dados e arquivos.
Já imaginou poder acessar um documento, ver uma foto, ou ouvir uma música, em qualquer lugar do mundo, sem ter que estar com o dispositivo em que ela está armazenada? É essa a intenção do Chrome OS. Ele não é exclusivo apenas no seu Chromebook, podendo ser acessado em qualquer outro dispositivo que rode o sistema (e por poder armazenar seus arquivos no Google Drive, você pode acessa-los de outros sistemas também), e que convenhamos, se a intenção for a de dominar o mercado como o Android fez, não ficara apenas fechado a ''Chromebooks'' podendo também rodar em outros aparelhos. Vale salientar, que o Mac OS é feito para Macbooks Pro da Apple, e mesmo assim, o produto se fortaleceu e fixou no mercado, sendo um dos itens mais desejados e comprados no mundo.

O potencial de crescimento do Chrome OS é imenso, e creio que ''versões mais amplas e flexíveis'' deverão aparecer em breve, para propagar o domínio do sistema.
Por hora, o sistema é focado nas nuvens, mas nada impede que a Google desenvolva versões para os que ainda preferem algo mais ''profissional'', com suporte a programas que exigem um sistema mais completo para rodar.

A Google tem fama por ser uma empresa de tecnologia que sempre pensa anos a frente do tempo atual, criando e inovando no mercado. Posso afirmar, que se o Chrome OS que temos acesso hoje for 10% do que ela tem planejado para o sistema, é muito. Muitas coisas poderão, e irão mudar, pois é um sistema em desenvolvimento,  feito para o futuro, onde discos de armazenamento interno terão pouco espaço. Ou você se imagina usando um Google Class com um disco rígido grudado na cintura? 


Não seria descartável nem mesmo uma possível ''fusão'' entre o Android e o Chrome OS, gerando um novo sistema, focado em computadores  e outros dispositivos, deixando o Android para smartphones e tablets.

Mas, o que você acha que vai acontecer daqui a alguns anos? Será que as ''previsões'' que fiz nessa postagem irão se concretizar? Ou o Chrome OS vai ser descontinuado em breve? 
Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais :)



Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar