Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

Saiba mais sobre o Jailbreak


No mundo dos dispositivos Apple, o Jailbreak é um método fácil de "ter uma nova Store" em seu aparelho, lhe dando tweaks e novas funcionalidades. Porém, as pessoas tem muitas dúvidas e são assombradas por mitos que giram em torno da pratica.
Hoje vamos falar sobre os mitos,  mostrando um outro mundo de possibilidades para usuários de iOS.

O que é Jailbreak?

Em tradução literal, Jailbreak significa "sair da prisão". Trata-se de um método criado por hackers que tem por objetivo a instalação de aplicativos não aprovados pela Apple, além do desbloqueio do aparelho para ser utilizado com as demais operadoras, pois no lançamento de sua primeira versão, só era disponível pela At&t, nos EUA.
O motivo inicial era desbloquear o aparelho, que tinha apenas 16 aplicativos, e a Apple ainda não tinha lançado a revolucionaria App Store que criou este mercado, o jailbreak também possibilitou a instalação de Apps não aprovados pela Apple. A loja de apps se chama Cydia e é gigante, com muitos aplicativos dividida em varias sources desde as oficiais ate as de usuários comuns.
O principal grupo de hackers que desenvolve os métodos de Jailbreak se chama iPhone Dev-Team. Este grupo de especialistas oferece seus serviços gratuitamente, dando  periodicamente, diversas ferramentas para PCs, Macs e Linux.

É ilegal?

Em junho de 2010 os reguladores, federais dos EUA já decidiram: o jailbreak é legal. A EFF se pronunciou defendendo os hackers: o Jailbreak é legal. Ilegal é usá-lo para instalar aplicativos crackeados, isso depende do bom senso de seus usuarios. Atualmente varia para cada pais sobre sua legalidade.

É Seguro?

A Apple vive alertando os usuários sobre malwares e aplicativos com códigos maliciosos, mas é muito difícil disso acontecer, porque, inicialmente, o Jailbreak vem apenas de repositórios oficiais. Você só terá riscos se instalar algum repositório pirata. Na maioria dos casos o Jailbreak só traz benefícios que a Apple inicialmente bloqueia em seus aparelhos por segurança e para prevenir a pirataria, como compartilhamento de arquivos via bluetooth e habilitar recursos novos a iDevices antigos. Portanto, no geral, a responsabilidade é do usuário, e ele decide se o risco vale à pena.

O grande mito: Perda de garantia

A Apple naturalmente alerta ao usuário que a prática do Jailbreak faz com que ele perca a garantia do aparelho, mas saiba que o Jailbreak é totalmente reversível, permitindo que o usuário deixe o aparelho como veio de fábrica apenas usando o recurso restaurar no iTunes. Depois pode levar o aparelho para a assistência técnica autorizada. Lembrando que é impossível detectar se um aparelho já foi jailbroken alguma vez, caso ele retorne às configurações originais.
Atualmente o jailbreak esta disponível para todas as versos do iOS, inclusive a recém lancada 6.1 e pode ser feito pelo seu Mac, PC ou Linux.

É necessário?

Não, atualmente o iPhone consegue ser eficiente sem o jailbreak, porem e recomendado em caso de: Device antigo, bloqueado, usuário avançado  que precisa de mais liberdade, terminal e se você necessita de algum tweak.
Para usuarios avançados, é totalmente indicado em qualquer situação, pois acaba sendo divertido usar o recurso.

Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar