Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

Os primórdios do WWW: em busca dos primeiros sites

Um projeto que ajuda a entender o início da internet. Porque o www não nasceu com o universo.

Um grupo de pesquisadores do CERN – European Organization for Nuclear Research quer preservar os primeiros passos da internet e seus respectivos sites. 
O projeto Restoring the first website visa ajudar as futuras gerações a entenderem como a internet foi criada e também como ela era usada lá no princípio (mostrar talvez a evolução dos sites, principalmente na parte mais visível, o design).
É importante lembrar que você está acessando o Rede Social Beta porque em 1989, no CERN, o físico britânico Tim Berners-Lee inventou a web. E, também, porque dia 30 de abril de 1993, o CERN publicou uma declaração afirmando que a partir daquela data a World Wide Web (“W3″, ou simplesmente “a web”) seria uma tecnologia livre de royalties.
E, por acaso, o primeiro site do mundo foi o do próprio WWW. Veja uma cópia dele aqui. Não espere ver algo bonito.

Berners-Lee rodando o WorldWideWeb software em 1994.

Mas, voltando ao projeto, os pesquisadores querem  restaurar alguns sites para sua primeira versão e ouvir das pessoas como foi a primeira experiência delas no mundo WWW, qual site foi acessado, o que viram, que sensação tiveram, como era a espera para conectar (quando a mãe não estava no telefone), entre outras coisas. E você pode colaborar respondendo este questionário, criado pela própria CERN.

Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar