Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

Verdades e Mentiras sobre vírus no Android


Provavelmente você já deve ter ouvido ou lido sobre ataques de vírus em Androids, recentemente, certo?
Decidi esclarecer aqui que o Android é muito mais seguro do que um PC com Windows, isto porque há uma grande diferença de como funciona o Sistema Operacional: no Windows o vírus pode estar em qualquer lugar, já no Android o vírus só age caso você instale algum aplicativo infectado, portanto, no Android não há a possibilidade de infecção por e-mail, navegando pela internet ou por pendrive. E mesmo que você instale um aplicativo infectador, o que ele consegue fazer é muito limitado, ainda mais quando comparado ao que ele faz em um PC.



Quanto ao Google Play, devemos considerar que é o lugar mais seguro para se baixar e instalar aplicativos. Antes de tudo, lembrem-se de que o Google Bouncer escaneia a loja em busca de aplicativos maliciosos e, apesar da loja não ser completamente invulnerável contra vírus, a Google trabalha muito rápidos para a remoção de quaisquer aplicativos que possam vir a infectar o aparelho..

É também possível a instalação de aplicativos a partir de fontes desconhecidas, mas ao fazer isto, é por tua conta e risco (já que esta opção vem bloqueada por padrão, por questão de segurança).

Além do Google Bouncer, o Android também vem com vários outros recursos de segurança:

Sandbox impossibilita que um aplicativo interfira no outro, mas afinal, como ele funcionaria? Digamos que você vai em algum outro aplicativo que necessite de informações de login (e-mail e senha), caso não houvesse o Sandbox, um aplicativo malicioso poderia ler o que você está digitando.
O Root é o maior recurso de segurança de um Android. Por padrão, nem você nem aplicativo nenhum e muito menos os vírus têm a opção de alterá-lo. Isto impossibilita que alguém modifique as informações do sistema.
No Android 4.2, a Google implantou um anti-vírus que escaneia qualquer aplicativo que você instale (dentro ou fora do Google Play)
Mas, afinal, por que o Android é mais seguro que o Windows? No Windows é possível que um vírus funcione sem que você precise instalar programa nenhum, simplesmente abrindo o arquivo, lendo o e-mail ou até mesmo clicando em um link possibilita que o vírus funcione. Já no Android, o vírus só pode atuar quando você instala o arquivo APK, e este aplicativo, por sua vez, só pode fazer o que o Android permitir que ele faça.

É possível saber mais sobre segurança no Android por aqui ou aqui!
Publicado em: domingo, maio 26, 2013
Por: Wesley
Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar