Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

O mundo dos consoles

Atualmente temos uma pequena variedade de consoles à nossa volta. A nova geração realmente está incrível e impecável, mas, afinal, será que ninguém sente falta do SNES ou do Master System?
Há alguns dias eu tenho pesquisado bastante sobre os consoles e jogos (desde o Tennis for Two e o Atari 2600 que alavancou a mídia interativa, até os atuais PS4 e XBox One).
Alguns de vocês talvez saibam que a única empresa que produz consoles desde a primeira geração que conseguiu se manter estável até os dias atuais é a Nintendo.
Bem... o primeiro console desenvolvido pela japonesa Nintendo foi o Color TV Game, lançado 19 anos após o primeiro jogo eletrônico ser lançado e 5 anos após o primeiro console ser lançado.
Color TV Game
1ª Geração
Durante a primeira geração foram vendidos 4,5M de consoles, tendo como líder o Nintendo Color TV Game, seguido do Coleco Telstar.
Nintendo Game & Watch, te lembra algum
outro Dual Screen?

Atari 2600
2ª Geração
Durante a segunda geração a Nintendo lançou seu primeiro portátil, porém nenhum videogame de mesa, o que resultou na liderança do Atari 2600 (aproximadamente 30M de vendas).





3ª Geração
Na terceira geração foram vendidos 88M de consoles, tendo como líder absoluto o NES (Nintendo Entertainment System) com 60M de unidades vendidas, seguido do Master System que nem ao menos chegou aos 20M.

Master System e NES (honestamente, o Master System é mais bonito, não?)
4ª Geração
A 4ª geração foi novamente dominada pela Nintendo, porém o Mega Drive também conseguiu consideráveis vendas. Foi um total de 90M de consoles vendidos, sendo 50M do SNES e 30M do Mega Drive.

5ª Geração
Após ser rejeitada pela Nintendo, a Sony decidiu finalmente lançar seu primeiro console. A geração de 64-bit foi dominada pela Sony, que conseguiu um total de 100M de vendas de 148, enquanto o N64 alcançou pouco mais de 30M. Finalmente alguém tirou o trono da Big N.

6ª geração
Novamente a Sony consegue reinar com o console mais vendido da hirtória (quase 160M de consoles vendidos, de 212M daquela geração) seguido pelo XBox e do GameCube, mas tal fato ocorreu graças à proliferação da pirataria pelo mundo, o que pode explicar isso é o fato de que apenas um jogo lançado para o console mais vendido do mundo ter entrado na lista dos 20 jogos mais vendidos da história.
Esta também foi a última geração que a Sega lançou um console, seu DreamCast conseguiu aproximadamente 10M de vendas.

7ª Geração
Depois de duas gerações perdidas, a Nintendo reconsidera seus erros e lança o Wii. A disputa durante esta geração foi bastante acirrada, mas o Wii conseguiu vender aproximadamente 20M a mais que seus concorrentes.

Videogames mais vendidos do mundo
1. PS2 - Sony (155M)
2. DS - Nintendo (153,87M)
3. GB e GBC (128,69M)
4. PS1 (102,49M)
5. Wii (99,84M)

Jogos mais vendidos do mundo
1. Wii Sports - Nintendo - Wii (81,41M)
2. Super Mario Bros. - Nintendo - NES (40,24M)
3. Mario Kart Wii - Nintendo - Wii (33,85M)
4. Wii Sports Resort - Nintendo - Wii (31,78M)
5. Pokémon Red / Green / Blue Version - Nintendo - GB (31,78M)
6. Tetris - Nintendo - GB (30,26M)
7. New Super Mario Bros. - Nintendo - DS (29,23M)
8. Wii Play - Nintendo - DS (28,73M)
9. Duck Hunt - Nintendo - NES (28,31M)
10. New Super Mario Bros. Wii - Nintendo - Wii (27,02M)
11. Nintendogs - Nintendo - DS (24,53M)
12. Pokémon Gold / Silver Version - Nintendo - GB (23,10M)
13. Wii Fit - Nintendo - Wii (22,75M)
14. Mario Kart DS - Nintendo - DS (22,56M)
15. Wii Fit Plus - Nintendo - Wii (21,22M)
16. GTA: SA - T2 - PS2 (20,81M)
17. Super Mario World - Nintendo - SNES (20,61M)
18. Kinect Adventures! - Microsoft GS - Xbox (20,25M)
19. Brain Age: TYBMD - Nintendo - DS (20,03M)
20. Super Mario Land - Nintendo - GB (18,14M)

---------------------------------------- OPINIÃO PESSOAL ----------------------------------------
Atenção: o texto a seguir pode não demostrar imparcialidade ou demostrar preferência à uma opinião ou ideia.

Esta lista apenas prova que a Nintendo consegue se manter com uma grande estabilidade no topo dos consoles mais vendidos e dos jogos mais vendidos (ressaltando que a empresa possui 18 dos 20 jogos mais vendidos da história).
Além disso, é importante ressaltar que o sucesso dos dois primeiros consoles da Sony deve-se apenas ao fato da vulnerabilidade dos consoles quanto à pirataria.
Também percebemos o grande crescimento nas vendas dos consoles da Sony e da Microsoft pelo fato de muitas pessoas já terem se esquecido o principal motivo de um videogame: divertir.
Honestamente, acredito que colecionar troféus e recompensas, tentar atingir um nível superior pelo simples fato dele ser superior entre outros estraga o que foi inicialmente presado pelo videogame que é a diversão entre amigos e familiares.
Muitas pessoas estão se fechando para o mundo real e se trancando em frente à uma TV com "amigos" virtuais apenas para atingirem um nível superior, e eu me pergunto: "isso é mesmo divertido?".
Eu, mesmo tendo apenas 15 anos, sinto a falta que os consoles das grandiosas Atari e Sega fazem.
Acredito que é muito mais divertido se jogar com amigos físicos à jogar com amigos virtuais, e rezo e prezo pela diversão dos games, não tornando isso um trabalho ou emprego exaustivo e doloroso. Apenas espero que um dia as pessoas se deem conta de que gráficos não substituem pessoas!
Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar