Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

Review: Motorola Moto X

O Moto X é um aparelho que, mesmo antes de ser lançado, conseguiu agradar muitos amantes da tecnologia. Até mesmo os entusiastas do Windows Phone e iOs admitem: é um aparelho Android que eles comprariam.

Depois de alguns meses lançado, eu finalmente tive a chance de obter o meu e algumas semanas depois estou aqui fazendo um review do aparelho!

Caixa

A caixa do aparelho não contem nada além do essencial: o aparelho (durr), o cabo usb, o carregador de viagem, o guia de introdução, guia de informações de segurança e o (como chamo aquilo mesmo?) pra inserção e remoção do Sim.


Acabamento
 A primeira coisa que notamos em um smartphone com certeza é o design do aparelho, e o Moto X se destaca nisso, também!
Ele não segue os modelos convencional: apesar de, frontalmente, parecer apenas um retângulo com bordas arredondadas, a parte traseira do dispositivo é curvada.
Ele é bem fino e aproveita muito bem a tela (pouquíssima borda possibilita um encaixe melhor na mão). Apesar de a parte traseira parecer texturizada, é feita de plástico (mas nada que deixe o aparelho com cara de mal feito).
Ele conta com 3 botões físicos: os dois de volume, e o de ligar/desligar o aparelho na lateral esquerda, e o slot para o Sim Card na direita.
Na parte superior do aparelho, tem a entrada para fones de ouvido e embaixo a entrada para o cabo usb.

Tela
A tela Amoled HD de 720 por 1280 pixels é bem brilhante e possui ótimo contraste. 4.7" é um tamanho incrível e não desaponta em nenhum aspecto.
Enquanto desativada, e em locais com pouca luminosidade, o aparelho parece "não possuir tela" (é bem escura). E mesmo em locais bastante luminosos, a visualização da tela não é completamente dificultada.
(Não capturei nenhuma imagem porque a câmera que usei tem certas dificuldades para fazer tal trabalho)

Sistema Operacional

O Moto X usa uma versão quase pura do Android, as únicas alterações são os aplicativos Moto Care, Migração Motorola, Moto Assist e BR Apps. Além disso, recentemente o aparelho recebeu o Android 4.4 KitKat (não vi grandes mudanças).
O sistema é fluido e sem travas (não vou dizer que ocorreu, mas são raras). A sincronização entre o desktop e o celular é imediata (por exemplo, ao ordenar a instalação de algum app pela Play Store no Desktop, imediatamente o celular é alertado e começa a fazer o download).

Hardware
O Moto X conta com o sistema de computação mobile X8. É um conjunto de processadores que conta com 4 processadores gráficos, 2 processadores de aplicativos e 2 processadores de baixo uso de memória para os comandos inteligentes. Ele ainda conta com 2 GB de memória Ram, 16 GB de memória interna, processador DUal Core de 1.7 GHz e GPU Adreno 320.
Como já disse anteriormente, o sistema é fluido e rápido, testei abrir vinte aplicativos ao mesmo tempo (entre eles, alguns jogos consideravelmente pesados como Iron Man 3 e Injustice) e, mesmo com lentidão para abrí-los, ele conseguiu rodar normalmente.

Não fiz nenhum teste de benchmark, porém pode-se dizer que o aparelho roa quaisquer aplicativos da Play Store sem problemas.
Conexões: o aparelho conta com Wi-Fi, Bluetooth, USB, NFC, A-GPS, GLONASS, e compatibilidade com o 4G brasileiro. Uma coisa que me causa problemas é o uso do nano SIM, não consigo de forma alguma trocar o chip...
Sensores: o moto x conta com diversos sensores (alguns para ajudar nas funções inteligentes), são eles: Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio, Bússola, Barômetro, Temperatura, além dos 3 microfones (sendo dois deles usados para diminuição de ruídos).
Bateria: Ele conta com uma ótima bateria de Lítio de 2200 Mah. No primeiro dia de uso, eu o deixei carregar por completo e consegui aproveitar, aproximadamente, 6 horas de uso contínuo, com Wi-Fi ativado e brilho no máximo.

Moto Care
O Moto Care é um serviço que eu realmente preciso ressaltar: nele você pode conversar com um assistente da Motorola.
Meu aparelho veio com um pequeno problema: o carregador de viagem normal é um branco, com duas entradas usb, porém recebi um preto básico ao invés dele. Usei o aplicativo e conversei com a atendente que pediu alguns dados e, em menos de duas semanas, recebi o carregador normal.

Funções Inteligentes
Com certeza as funções inteligentes são o maior atrativo do aparelho: Tela Inteligente, Touchless Control e o chacoalhar para ativar a câmera (eu, por exemplo, só ativo a câmera com o chacoalhar e só "uso" a tela de bloqueio às vezes por conta da tela inteligente).
O comando de voz, por sua vez, é bem limitado, mas eu espero que novos recursos e funções surjam quando a Google aprimorar o Now.

Câmera
Eis o que, para muitos, é o maior problema do aparelho: a câmera. A câmera conta com 10 MP, HDR, Foco Automático ou manual, Flash, Geo Tagging, filma em full hd a 30 ou 60 fps com foco automático e estabilizador, a câmera frontal  de 2 MP também filma em Full HD.
A câmera não é extremamente decepcionante, mas, é claro, não devemos esperar as melhores fotos vindas dele (afinal, ele é um smartphone, não uma smartcamera) e seu zoom de 4x é realmente ruim.


Algumas fotos:
Foto externa, sem flash, HDR automático.
Foto Externa com zoom de 3x, sem flash, HDR automático
Foto externa com baixa iluminação, zoom de 2x, HDR automático, sem flash

Foto capturada pela câmera frontal e com corte de 1:1

Conclusões Finais
Com toda certeza, o Moto X é um aparelho incrível, desde seu hardware e acabamento até seu preço. Ele possui uma arquitetura que pode rodar praticamente todo aplicativo da Play Store, além de velocidade e fluidez incrível.
Entre seus principais prós, temos o preço, hardware, funções inteligentes, design e bateria. Para fazer sua listinha de contras, temos a câmera (que pode ser bem aproveitada, mas não é tão surpreendente para usuários mais avançados, porém eu considero como um meio-termo), o uso de nano sim e a falta de cartão de memória (que também não considero uma característica determinante).

O que achou do Review? Acha que tem algo que poderia complementar? Qual sua conclusão sobre o aparelho? Comente!
Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar