Notícias curtas
Fazer um tour
Compartilhar
!

Uma trágica experiência com Windows Phone

Em Julho fiz um review do Smartphone Nokia Lumia 720 aqui no site, quando falei sobre o Sistema Operacional, destaquei pontos que poderiam com o tempo melhorar e destaquei sua fluidez. Acredito que depois de 6 meses com o SO, posso trazer a vocês tudo o que tenho passado.

Vamos começar pelos aplicativos, o que tem me irritado profundamente, não é a falta de aplicativos e sim a quantidade de aplicativos oficiais ruins, é de se espantar! Quando não se tem o aplicativo por ser um SO novo, até da pra entender, mas quando eles lançam os aplicativos finais e você se depara com uma quantidade horrorosa de bugs, é claro que a “JUSTIFICATIVA” para tudo isso é que são apps recém lançados, mas nem sempre são, aplicativos como o Path e Instagram, por exemplo foram lançados recentemente, mas o Instagram já esta faz tempos sem atualizações, e o pior, a equipe prometeu várias atualizações para correções de bugs e problemas e até agora? NADA! Outros aplicativos que já estão lá faz tempo estão largados, o Facebook, por exemplo, eu tenho a versão Beta instalada junto a versão publica, e vai por mim, a Beta é a única “utilizável”, isso porque ela já é ruim, o WhatsApp? Vive com problemas de conexão e fechando sozinho, fica difícil, pois uso muito para conversar com diversas pessoas, o aplicativo vive dando problema e a maioria dos aplicativos quando recebem atualizações, que eles dizem ser para corrigir bugs, adivinha? Não muda quase nada, dificilmente você vai conseguir notar alguma diferença.

De inicio eu até entendi o fato de eu ter que usar apps terceiros por um tempo até que saísse a versão oficial, mas virou palhaçada, porque isso deve ser algo provisório, muitas vezes você tem mais opções em versões de terceiros do que oficiais, mas... Que idiota cavalheiro paga para poder usar o Instagram por completo? Uma rede social que tem o aplicativo gratuito para todos! O pior é ver depois o mesmo cavalheiro meter o pau nos concorrentes pelo preço dos SO... Bom, la ninguém paga pra usar Rede Social.

Eu me lembro de ter destacado o Tumblr como um aplicativo oficial com vários bugs, acreditem que desde aquela época, não recebemos grandes atualizações, quem pense em usar a “Incrível” câmera para postar no Tumblr algo em especial que se cuide e tenha paciência.
Isso acontece com muitos apps, claro que não todos, os aplicativos da Nokia são estáveis, até as versões beta são legais de usar, ou seja, minha mãe ama meu celular...

Voltando aos problemas, acho que é hora de falar do sistema em si, de coisas nativas... o Windows Phone tem uma fama tão grande de ser fluido, isso se saturou tanto que chegaram a dizer que era o SO mais fluido que existe, muitos dizem isso como se fosse verdade, mas quem usa, quem realmente usa sabe que não é bem assim... Um exemplo simples: Eu estava na faculdade e precisava muito falar com meu pai, ele me ligou como combinado, e adivinha? O aparelho simplesmente não queria ATENDER a ligação, algo simples, que qualquer celular de 100 reais faz! Outro exemplo: estava no casamento do meu irmão, no final os familiares se juntaram em uma espécie de palco fazendo poses bem legais, coisa de família, e adivinha? Eu desbloqueio e entro no app nativo da câmera, tiro uma foto que sai embaçada porque eu não tenho a melhor coordenação motora e o app trava, eu tenho que fazer uma combinação de teclas pra reiniciar o aparelho, que fica durante minutos iniciando, e eu como fiquei? Com cara de trouxa esperando o aparelho iniciar pra tirar a foto.

Muita gente já me fez acreditar que o meu Lumia era um caso isolado, claro que eu já troquei o aparelho e adianto? NADA, meu irmão também tinha um Lumia 520 com os mesmos problemas, até que me veio uma solução... Eu como não poderia mais usar o Lumia 720 como queria, usando vários apps, varias coisas ao mesmo tempo, pois ele tinha diversos lags, travava, fechava e ia para a tela inicial, resolvi usar ele para testes e instalei a versão BETA da GDR3, adivinha? Muitos erros sumiram exato! Parece que a Microsoft só sabe fazer o SO até a versão BETA(Beta testes do W8 que o diga), agora até que consegui usar mais o smartphone, mas não como eu queria, sou um ex usuário de iPhone, vim para o WP com a promessa de ter um SO fluido e funcional, achei que teria uma boa produtividade com o aparelho, mas não foi bem assim.

Vou listar alguns bugs que me tiram a paciência:

Estou jogando um Angry Birds ou usando um aplicativo mais pesado qualquer quando saio do aplicativo, o WP fica lento durante algum tempo, chega até um minuto, a tela inicial demora a carregar as tiles, quando abro um aplicativo como o Instagram ou os contatos ele fecha na mesma hora. [Bug na GDR2 final e GDR3 Beta]
Este é confuso, você vai desbloquear a tela e o relógio some, fica tudo estranho quando vc desbloqueia a tela fica preta, não aparece nada. [Bug na GDR2 final, sumiu na GDR3 Beta]
Este me da medo, você liga o smartphone e esta tudo 8 bits, é bizarro, e se você desbloqueia tudo o resto fica 8bits por alguns segundos, eu estou ficando alerta pra tentar registrar com algum print ou foto este bug. [Bug acontecia com frequência na GDR2, mas melhorou muito na GDR3 Beta, ainda não sumiu completamente]
Ele desliga sozinho, acontece no aplicativo nativo da câmera, no do Facebook, Instagram, aconteceu também no novo aplicativo do Path [aconteceu em todas as versões que usei]
Touch para de funcionar, parece até defeito físico do aparelho, mas acontecia com o 520 e com meu velho 720 também [Ele acontecia com mais frequência na GDR2, agora parece ter melhorado, mas acontece quando você menos espera :c]

Estes são apenas alguns bugs que me irritaram muito, mas tem mais... Vários lags, lentidões dentre outros problemas que me fizeram acreditar que este não é o aparelho pra mim!
Este ponto é interessante, eu não acredito que smartphones com WP instalados sejam péssimos para qualquer usuário, eu acredito que a linha Lumia se salva pelo seu grande diferencial, a Câmera, embora tenha muita contradição, estes smartphones tem uma câmera espetacular, claro que com seus erros, mas alguns podem ser corrigidos com o tempo, embora eu não conte com isso, sempre quando a Microsoft diz que algo sai em poucas semanas, pode esperar meses ou até um ano para sair.

Eu acho que o Windows Phone em um Samsung ou HTC deve ser uma negação, pois não tem aquele diferencial da câmera pra salvar, o Windows Phone conseguiu me decepcionar, e contando com as melhorias e aparelhos com ótimos custos-benefícios com Android eu simplesmente não indico para ninguém que seja um usuário moderado ou avançado, acho que estes aparelhos são ótimos para tiozões que podem se contentar com a Linha Asha, mas querem uma câmera boa ou querem algo mais bonito, creio que seja interessante para a minha mãe que ama tirar fotos de tudo.

Bom, aqui listei algumas coisas que tornaram minha experiência com o Windows Phone desagradável, as únicas coisas que realmente salvaram o aparelho foram o GPS e a câmera, mas isso é inútil pra mim, por isso dentro de um mês estarei com outro smartphone, de uma das concorrentes, ainda não me decidi ao certo qual. Não fiz este artigo para gerar uma briga de tiozões, fiz este artigo para deixar avisado aos aventureiros como eu o que lhes aguarda.

Atenção: o Rede Social Beta não é contra o uso ou compra de aparelhos com Windows Phone. O artigo acima tratasse apenas do relato de um de nossos redatores a respeito da experiência de uso durante + / - 6 meses de um dispositivo com o sistema operacional. Caso a sua experiência tenha sido diferente, ficaremos felizes em publicar um relato sobre ela, basta nos escrever: rodriggodell@gmail.com com o assunto "Experiencia de Uso do Windows Phone". Coloque o seu nome, e fotos do seu dispositivo, link de suas redes sociais e também fotos que comprovem que o aparelho é seu. 
Rodriggo Dell · Iago Bruno Rede Social Beta © 2014 · Termos · Privacidade · Equipe · Contato · Sobre · Participar